O manjericão é uma planta medicinal e aromática também conhecida como Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta.
O seu nome científico é Ocimum basilicum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados. O manjericão é um arbusto que pode chegar a 60 cm à 1 metro de altura com inúmeras folhas largas e muito aromáticas, que são amplamente usadas na cozinha italiana. A planta possui pequenas flores que podem ser lilás, brancas ou vermelhas.
Para que serve o manjericão
O manjericão serve para:
Ajudar no tratamento de tosse, catarro;
Feridas;
Problemas de estômago;
Falta de apetite;
Gases;
Aftas;
Dor de garganta;
Rouquidão;
Amigdalite;
Náusea;
Verruga;
Prisão de ventre;
Cólica;
Ansiedade;
Insônia;
Enxaqueca e
Picadas de insetos.
As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória.
Bater no liquidificador os ingredientes:
1 maço de manjericão fresco
50g de amêndoas
50g de parmesão
2 colheres (sopa) de um bom azeite
1 concha de água quente
Sal e pimenta (a gosto)
Suco de meio limão (ou 1 inteiro, de acordo com sua preferência)
1 dente de alho amassado
Chá de manjericão:
Adicionar 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, esperar amornar, coar e beber a seguir.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais do manjericão incluem reações alérgicas, e ele está contraindicado em altas doses durante a gravidez, em crianças com menos de 12 anos e em mulheres em fase de lactação.
Como plantar manjericão
O manjericão gosta de sol pleno, e prefere o solo fértil, bem drenado e que não acumula água, mas precisa de rega regular. Ele pode ser plantado em vasos de plantas ou terrenos bem adubados e não gosta de frio e geadas, nem calor excessivo, embora goste de sol. Ele não resiste à muita colheitas, com necessidade de replantio frequente.
Como consumir
As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores. O manjericão combina perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos.