Cachorro Pode comer Banana?
Às vezes (ou todas as vezes), você está comendo banana e lá vem o seu cachorro com o rabinho abanando. A fruta mal foi descascada e seu cãozinho te olha com aquela carinha fofa, como quem implora por um pedacinho. É nessa hora que o coração aperta e a consciência questiona: cachorro pode comer banana?
Existem diversos alimentos humanos que cães podem comer e há outros que devem passar longe deles. Por isso, é importante sempre se perguntar antes de compartilhar a sua comida com seu pet. Informação é sempre o melhor caminho e, caso tenha alguma dúvida, consulte um veterinário.
Meu cachorro pode comer banana?
Sim, cachorro pode comer banana. Como algumas outras frutas, ela pode ser oferecida aos cães, mas é preciso ter atenção. Elas possuem fibras, antioxidantes e uma série de benefícios que colaboram com a dieta do animal, mas também são fonte de carboidrato que, ao ser metabolizado, se transforma em glicose (açúcar).
No caso da banana, ela é uma ótima fonte de potássio, fundamental para o bom funcionamento dos músculos. As fibras ajudam no trato gastrointestinal, especialmente se o seu cachorro estiver com algum transtorno nessa região. O magnésio ajuda na absorção das vitaminas, na produção de proteínas e promove o crescimento e fortalecimento ósseo.
Mas, embora a fruta faça um bem danado, é importante tomar cuidado com exageros por conta do alto teor de açúcar, o que pode causar obesidade canina. O cachorro pode comer banana, mas o alimento não deve fazer parte da alimentação regular do seu pet. O ideal é ofertá-la como um petisco ou um agrado após ele acertar um novo comando durante o adestramento de cães, por exemplo. Portanto, use com com moderação!
Quais são os riscos do cachorro comer banana?
Atenção: antes de oferecer qualquer fruta ao cachorro, é imprescindível checar se ele sofre de alguma doença. Os mesmos benefícios que a banana, por exemplo, oferece à saúde, podem prejudicar um animal com o organismo afetado por algum problema. É o caso de cães que sofrem de insuficiência renal, tumor, diabetes, problemas no coração, entre outras doenças.
Por isso é importante ter sempre o acompanhamento de um veterinário. O profissional pode analisar o quadro de saúde completo do animal e, a partir daí, indicar quais frutas são recomendadas ou não para a dieta do cachorro, com base no seu consumo calórico diário.
Cachorros gostam de banana?
Em geral, os cães adoram bananas. Há quem diga que essa fruta amarela é tão saborosa para eles quanto para os humanos. A comparação pode até parecer absurda à primeira vista. No entanto, é preciso levar em consideração que a banana é um dos doces mais acessíveis para os peludos. Além disso, os três tipos de açúcares da banana (glicose, sacarose e frutose) exalam um cheiro incrível ao faro aguçado dos cães.
Não é à toa que ela é recomendada para ser um agrado especial. Isso estimula o bom comportamento e o treinamento de comandos. Ao mesmo tempo, também é benéfico à saúde do animal. E lembre-se: cachorros podem comer banana, desde que elas sejam naturais e frescas. Produtos processados, industrializados ou com adição de outros ingredientes não oferecem tais benefícios e não devem ser dados aos pets.
Meu cachorro não gosta de banana, o que fazer?
Enquanto a maioria dos cachorros ama o fato de poderem comer banana, outros não estão nem aí. Alguns animais podem reagir de forma diferente com relação aos outros. Ou seja, nem tudo o que é bom para um, agrada o outro também.
Em casos raros, a banana pode ser indigesta. Por isso, é importantíssimo sempre observar a reação do seu cachorro quando come e depois. Vômitos, alteração nas fezes, dores, entre outros sintomas deixam claro que algo está errado.
Outra razão para o desinteresse nessa fruta pode ser simplesmente desconhecê-lo. Ou então pelo medo. É possível que alguns cães confundam a fruta com alguma ameaça. Nesses casos, vale a pena estimular o seu cachorro a conhecer e experimentar. E se mesmo assim ele não gostar, é melhor respeitá-lo.
Por que incluir frutas na alimentação do cachorro?
As frutas são bem-vindas na alimentação do seu pet e ele vai adorar! Frescas e saudáveis, elas podem complementar a dieta do cachorro, trazendo um sabor especial ao dia a dia. Mas lembre-se de usar em ocasiões pontuais e não exagerar. Confira nossa lista de frutas que dogs podem comer!
Além de saborosas, é importante dizer que frutas são riquíssimas em nutrientes e antioxidantes, que fazem bem aos cães. Isso eleva a qualidade da nutrição canina de forma natural. Por consequência, aumenta a imunidade e protege o seu amigo de quatro patas contra várias doenças.
Entretanto, é importante tomar cuidado com a quantidade e qual alimento é ofertado, pois, infelizmente, nem todas as frutas fazem bem à saúde do animal. O seu veterinário pode dizer se seu cachorro pode comer banana e ajudar a introduzir esses alimentos e administrá-los de acordo com o tamanho, raça e estilo de vida do seu cãozinho.
Outras frutas que o cachorro pode comer
Cachorro pode comer banana e outras frutas como morango, abacaxi, pera, pêssego, laranja, manga e maçã. Mas, sempre tenha o cuidado de tirar a casca, as sementes e o caule e cortá-las em pequenos pedacinhos antes de ofertar ao cão. Dessa forma, esses frutos se tornam petiscos saudáveis e deliciosos. E lembre-se: com moderação! Nada em excesso faz bem.
Frutas que o cachorro não pode comer
É preciso deixar bem claro que o fato de o cachorro poder comer banana não significa que ele possa comer qualquer fruta. Uma série de alimentos humanos é indigesta e até tóxica. Por isso, o ideal é procurar um veterinário para garantir que ele pode comer as frutas que você deseja dar e quais são as mais indicadas. Dê uma olhada na nossa lista de frutas proibidas para dogs.
Gostou? Então, confira também quais são as plantas tóxicas para cães.
Matéria Editada por: Amanda é médica veterinária (CRMV-SP 44.401) formada pela Universidade Anhembi Morumbi, tem experiência em clínica e especialização em diagnóstico por imagem. Atualmente trabalha na área de Confiança e Segurança na DogHero. No Portal LoveDog.