top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Post Elizangela Trindade

Arquiteto Propõe Uma Escola Na Árvore que Imagina a Aprendizagem em um Mundo Pós-COVID


O arquiteto Valentino Gareri lançou um projeto conceitual para um centro de educação infantil que integra precauções para o COVID-19. A Tree-House School se destina a atender alunos em vários níveis, do jardim de infância ao ensino médio, ao mesmo tempo que os apresenta a um espaço alternativo de aprendizagem.

Gareri se inspirou para criar este projeto como um estudo de arquitetura atendendo às necessidades de um mundo pós-COVID. Ele acredita que a pandemia comprovou ainda mais nosso desejo de nos conectarmos com a natureza e também forçou os arquitetos a reavaliar as medidas de sustentabilidade e adaptação.



“As escolas do futuro terão que ser projetadas sob um novo ponto de vista: ao invés de apenas considerar critérios de sustentabilidade, elas terão que abraçar a capacidade de sustentar a nova condição em que a pandemia colocou toda a sociedade”, Gareri explica em referência a Tree-House School.

Essa crença pode ter inspirado a flexibilidade inerente ao projeto vista através da modularidade e uma variedade de tipos de espaço. As áreas internas e externas são mescladas (para melhor ventilação) e partes do prédio podem ser transformadas em espaços que vão além do aprendizado – como centros residenciais ou médicos.

A forma geral inclui dois anéis de intertravamento compreendendo segmentos modulares de cerca de 600 pés quadrados. Cada módulo é feito principalmente de madeira laminada cruzada e tem acesso a um dos dois pátios criados pelos anéis. O design circular também permite que alunos e professores mantenham uma conexão visual com o exterior e luz natural.

As medidas verdes implementadas no projeto incluem telhados verdes utilizáveis, condicionamento natural por meio de ventilação cruzada, painéis solares e um sistema de coleta de água da chuva. Os materiais usados ao longo do projeto também foram escolhidos com medidas de sustentabilidade em mente, mas foram usados principalmente para se misturar ao ambiente natural circundante.

A proposta de Gareri enfatiza a importância de projetar com a natureza e considerar criticamente o significado de sustentabilidade. Conforme os alunos ao redor do mundo voltam às salas de aula físicas, muitos podem desejar que sua escola se pareça um pouco mais com a Tree-House School.





P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page