top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Pêssego e suas utilidades medicinais

O pêssego (Prunus persica) é fruto do pessegueiro, uma árvores da família das Rosáceas, oriunda da China Central. Um fruto de casca aveludada, de aroma e sabor agradável, reúne em si diversas propriedades essenciais à manutenção da saúde.

O pêssego é um alimento rico em água, vitaminas e sais. Em 100 gramas deste fruto há 89,30% de água. Dentre os sais que compões este fruto destacam-se o potássio, fósforo, sódio, cálcio e ferro.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

"Segundo o Dr. Deodato de Morais, o pêssego é uma fruta que se recomenda aos diabéticos, gotosos e tuberculosos. [...] Além disto é indicado na debilidade pulmonar, nas enfermidades dos pulmões, nas afecções do fígado, na prisão de ventre, nas úlceras cancerosas, herpes, dores reumáticas, hipertensão arterial e anemia" (BALBACH, BOARIM , 1993, p.324)


O pêssego só deve ser colhido maduro, e preferencialmente, consumido logo em seguida. Comido em excesso, ou quando não bem maduro, torna-se indigesto. O ideal é consumido ao natural e antes de quaisquer refeições.


UTILIDADES MEDICINAIS :

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

PÊSSEGO NA ALIMENTAÇÃO:

Indicado ao tratamento de: Anemia (Por ser rico em vitamina C, pode ser usado juntamente a fontes de ferro); Câncer ( Alem dos necessários cuidados médicos, recomenda-se ingerir pêssegos em abundância. Pode-se fazer refeições exclusivas de pêssego); Colagogo, Depurativo, Hipertensão arterial (Fazer refeições exclusivas de pêssego. Passar alguns dias só com esta fruta);


Constipação intestinal (Fazer, em jejum, uma refeição só de pêssego) Debilidade Pulmonar (recomenda-se incluir o pêssego na dieta); Diabetes melito (Recomenda-se a inclusão do pêssego na dieta. As proporções devem ser calculadas por nutricionistas); Doenças do figado, Enfermidades dos pulmões,Turberculose (Recomenda-se incluir pêssego a dieta); Dores reumáticas, Gota, Herpes em geral, Úlceras cancerosas (Além dos necessários cuidados médicos, recomenda-se ingerir pêssegos em abundância. Pode-se fazer refeições exclusivas de pêssego.


FOLHAS DO PESSEGUEIRO:

Indicado ao tratamento de: Chagas, Dores em geral, Erupções cutâneas em geral, Feridas, Herpes em geral (Folhas frescas, limpas, amassadas; cataplasmas locais).


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


FLOR DO PESSEGUEIRO:

Indicado ao tratamento de: Coqueluche, Diurético, Laxante infantil, Verminoses (As flores em infusão, com água ou leite, ou preparadas em forma de xarope).


Conteúdo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.323-327) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page