Artigo: Autodisciplina e auto coordenação. A disciplina da vontade.
O estudo de compreender os fatores que fazem um indivíduo ser mais produtivo em relação aos outros não pode esquecer a virtude da disciplina. A regularidade é elemento que se nivela com a vontade em termos de atuação no sucesso pessoal. Por meio da disciplina, há a constância no trabalho e o passo rítmico mantido mesmo que outras variáveis sejam afetadas. A regularidade faz com que se acumulem ganhos ao longo do tempo, assim como a internalização da lição.
Outro fator de relevância é a própria vontade. Domá-la é uma tarefa que começa desde a infância e na educação do trabalho e do progresso de suas atitudes internas. Por meio da vontade, há a realização, mesmo que a contragosto do ego. Desbasta-se de modo constante o ego, a vaidade e o orgulho para que a vontade prevaleça e possa frutificar nos tempos vindouros. Não é querer fazer o que se quer, mas o que é necessário e justo para que se alcance posição superior.
A roda do progresso exige sacrifícios e apenas com o alinhamento da disciplina e da vontade é possível trabalhar de modo adequado. O progresso é algo que exige esforços, pois é necessário manter-se alinhado com as oportunidades externas e o preparo interno. Quem almeja ser grande, tem pouco tempo para perder. Não é por economizar-se que se engrandece, mas o contrário. É viver no mundo com vistas ao enriquecimento pessoal através do amor, do estudo edificante, da caridade bendita. Cristo é
Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Commentaires