Artigo: Seguir Adiante, logoterapia
O criador da Logoterapia , Viktor Frankl, expressou com maestria a necessidade de o indivíduo ter um propósito de vida como guia na existência para que esta tenha sentido. O que permite perceber de modo afirmativo as lutas do dia a dia.
O propósito pode ser uma pessoa amada, uma causa, uma profissão. É encontrar a sua missão de vida e assim, o passar das horas da ampulheta do tempo não descamba para o vazio existencial. Resistir a quase todo como é possível apenas com a intenção em vista, pois assim se canalizam os esforços e a força de vontade para a sua realização.
O propósito pode levar a existência toda em sua perseguição e trabalhos disciplinados, pois não é algo simples ou banal. Vale a pena viver com esta intenção e sacrifícios.
O propósito torna-se legítima fortaleza de existência quando calcada nos ensinamentos da Boa Nova e de Jesus Cristo. O mestre Nazareno nos recorda sempre que está aí para aliviar a carga dos que necessitam e que vai na frente de nós para ajudar na trilha do viver. Orar a Jesus é obter o alento justo e a certeza de que tudo dará certo na caminhada. Seguir adiante com Cristo é uma maneira de alinhar sua vida e finalidade com algo superior.
A edificação de uma existência em prol do bem, da caridade, do amor. É amar a Deus e ao próximo de modo a trazer tanto a paz na consciência quanto as forças necessárias de superação. Quem trabalha de modo a buscar a realização do paraíso na terra, de tornar-se legítimo discípulo de Cristo, faz da vida exemplo e inspiração para os demais.
Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
Comments