top of page

Artigo área contábil e Jurídica: A não cumulatividade plena do IBS e da CBS

Ambos IBS (fusão do ISS com ICMS) e CBS (fusão do PIS/COFINS e IPI), são incidentes como regra sobre o consumo de bens e serviços.


No entanto estes materiais de uso e consumo não darão direito a crédito nas apurações do IBS e da CBS. Todos os produtos da cadeia produtiva darão direito ao crédito, EXCETO aqueles que sejam caracterizados como USO E CONSUMO. (Art. 28 Caput e § 7º PLP 28/24)


Esta limitação é histórica, no campo do ICMS, o direito ao crédito sobre materiais de uso e consumo está e continua previsto na Lei Complementar 87 de 1996, mas foi prorrogado sucessivamente ao longo dos últimos 30 anos, sendo a última prorrogação feita pela Lei Complementar 171, que estabelece o início da vigência do creditamento a partir do ano de 2033, mesmo ano em que o ICMS será extinto, nos termos da reforma tributária recentemente aprovada.


A reforma tributária estabelece, em princípio a mesma limitação já existente na Lei Kandir, pois temos uma regra geral de creditamento amplo, mas com uma linha limite, o que for usado e consumido no processo produtivo/comercial das empresas continuará sem poder sem creditado.


O parágrafo 7º do art. 28 do PLP 68/24 que está em pauta no congresso prevê o estorno do crédito daquilo for perecido ou deteriorado. É o que acontece com os insumos consumidos durante o processo produtivo.


No âmbito do ICMS, gerou-se um longo contencioso para definir estes conceitos. Hoje se entende que o direito ao crédito existe para aqueles bens e serviços que integram o produto final, sendo aplicados diretamente no processo produtivo. Tudo que é consumido durante o processo, não gera direito a crédito.


Hoje, na jurisprudência caracterizam-se por não se agregaram fisicamente o produto final, sendo meramente utilizados em atividades administrativas comerciais e operacionais. Ainda há á dúvidas sobre graxas, lixas, materiais de limpeza utilizados na produção que apesar de não integrarem o produto final acabam sendo indispensáveis para sua fabricação.


A regulamentação da Reforma Tributária, através do PLP 68/24, não define claramente estes conceitos. Seria muito importante ter esta definição, em nome da simplificação e que sejam evitados contenciosos judiciais, gerando insegurança jurídica.


Lembramos que apuração do IBS e CBS deverão ser feitas em separado, sendo vedada em qualquer hipótese e compensação de créditos do IBS com valores devidos do CBS e vice-versa, nos termos do inciso I § 2º do art. 28 do PLP. Desta forma o contribuinte poderá ficar com saldo credor de um imposto da CBS por exemplo, enquanto deverá continuar recolhendo regularmente o IBS, ou o contrário. Vez que a compensação entre ambos não será possível.


Por: Dr. Ivo Ricardo Lozekam

Curriculo resumido: Tributarista, Contador e Advogado, Articulista de Diversas Publicações, destacando-se a Revista Brasileira de Estudos Tributários;Repertório de Jurisprudência IOB; Coluna Checkpoint da Thomson Reuters; Associado ao IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação; e Associado da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários. Seus artigos de doutrina sobre a recuperação do crédito acumulado de ICMS, constam no repertório de vários Tribunais Estaduais, incluindo o STJ - Superior Tribunal Federal , e o STF - Supremo Tribunal Federal.



INFORMATIVO:


O que é o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)?

O IBS é um tributo proposto pela Reforma Tributária que unifica impostos estaduais e municipais – especificamente o ICMS e o ISS – que incidem sobre bens e serviços.


O CBS é Contribuição sobre Bens e Serviços), federal.



 

Comments


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
P.09 DA ED_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE

CNPJ: 32.744.303/0001-05

Endereço: Rua Fortaleza, 703, Lote 23, Quadra 41, Centro

CEP: 78579-000, Itanhangá MT

Email: afolhadovale@hotmail.com

Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page