Atuando no Social Dona Zilda revela amor por Castanheira: "Aqui é o meu lugar!"
Depois do falecimento do pioneiro Antônio Stangherlin, no dia 05 de janeiro deste ano, muitos imaginaram que sua esposa, Zilda Stangherlin, iria para Cuiabá, onde moram os filhos Marco e André e outros familiares, deixando Castanheira depois de 41 anos.
Zilda lembra que um dia após o sepultamento do esposo, com o qual conviveu por 53 anos, tirante o tempo de namoro, em conversa com eles, foi confrontada com a seguinte pergunta: “Mãe, e agora, vai morar em Cuiabá?”. Depois de um breve silêncio, veio a resposta: “Não! Gostaria demais de ficar ao lado de vocês; vocês saíram de casa um com 14 e outro com 16 anos, para estudar, e nunca mais eu morei com vocês, mas meu lugar é aqui”.
Na conversa em família, marcada pela emoção da recente perda, Zilda lembrou aos dois filhos que em Castanheira tem seus amigos, vai a igreja, toca sua vida em paz, e observou: “é o lugar que eu vou ficar”. Em resposta ouviu: “Mãe, o que nós queremos é que a senhora se sinta bem e a sua felicidade”.
O “sentir bem de Dona Zilda” se consolidou não apenas no trabalho em duas gestões como prefeita - 1988 e 1996 - mas nas várias lutas travadas, anteriormente à emancipação, em 1988, como na Associação, que dirigiu nos tempos de distrito, e que representava interesses relevantes. “Tudo tinha que se resolver em Juína e pouca coisa se resolvia lá, então tínhamos este espaço de luta”, destaca.
Em contato com o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, neste tempo em que já estava decidida a permanecer em Castanheira, depois de observar que ficaria alguns dias em Sorriso, na companhia da mãe - hoje com 97 anos de idade - foi surpreendida com uma observação: “Passeie bastante e descanse e quando chegar… bora trabalhar!”
A resposta do prefeito Juninho, conta Zilda, lhe deu ânimo e como há 17 anos tem ligações com a assistência social e considerando o bom nível de relacionamento com a Secretária Amaziles “Tuita” Eleto, resolveu fazer parte da equipe que cuida desta área, especialmente o setor da “melhor idade”. Feliz, por continuar colaborando com o município, ela se declara a Castanheira: “Estou no meu chão, aqui me sinto bem e é aqui que desejo ficar!”.
Por: Vivaldo S. de Melo | Assessoria de Comunicação | Governo Municipal de Castanheira
Yorumlar