Caminhada na natureza acontecerá em Novo Horizonte do Norte em Mato Grosso
- Postado por: Maurilio Trindade Aun
- 6 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Para muitos que vivem em sítios e fazendas no estado de Mato Grosso e no outro extremo, para moradores de outros estados, podem acharem até estranho administrações municipais em Mato Grosso patrocinarem e organizarem caminhadas na natureza.

Primeiramente que existe uma grande diferença entre a pessoa trabalhar no mato com ter uma caminhada e uma vida de descontração na natureza, comparar em trabalhar no mato e uma labuta de vida de campo, com uma vida de descontração, lazer e curtir a natureza sem muita preocupação um dia ou uns dois a 3 dias, é o mesmo que achar que cuidar do gado é o mesmo que estar num churrasco saboreando a carne assada num final de semana com amigos e familiares, ou seja, são situações bem diferentes que nem podem serem comparadas em hipótese alguma.
Por outro lado, muitos que moram em outros estados podem acharem que por aqui é tudo mato, ou seja, que as pessoas já vivem no mato, mas como pontuado anteriormente, mesmo que fosse verdade, trabalhar no mato, viver a labuta do dia a dia no mato é bem diferente de passear e apreciar a natureza sem preocupação. Evidentemente, muitos mesmos tendo a natureza tão próxima, mesmo assim nem sobra tempo ou arruma tempo para fazer uma caminhada, fazer um piquenique, fazer alguma programação para conhecer melhor a natureza do seu município, por isso, as ações municipais visando as caminhadas na natureza em cada localidade, possibilita aos moradores evento únicos que somente uma pessoa atenta poderá compreender e tirar o maior proveito possivel.
Por isso, a administração municipal de Novo Horizonte do Norte, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte está com as inscrições aberta para as pessoas da localidade e mesmo dos municípios vizinhos de Juara e Porto dos Gaúchos que desejarem aproveitarem um dia e conhecerem melhor alguns pontos de lazer e descontração naquela localidade, é a oportunidade que acontecerá no dia 18 deste mês de setembro, claro, precisam realizar a inscrição.
O secretário da pasta, Reinaldo Aparecido Rodrigues de Oliveira informou que o percurso será em torno de 8,5 km, saindo da ponte do Rio Falcão, divisa com Porto dos Gaúchos, percorrendo as margens dele, e posteriormente do Rio Arinos, até o Balneário. As primeiras 30 inscrições ganhavam camisetas, mas ontem mesmo no primeiro dia já passaram de 70 inscritos, portanto, os próximos nem ganham mais a camisa, mas podem ainda fazerem a inscrição presencialmente ou pode ser feita a por telefone ou WhatsApp com a Gabi Zanol que consta na imagem de divulgação da caminhada da natureza.
Conforme informou o secretário, Reinaldo essa será a 9° edição, pois nos dois anos anteriores a pandemia do Covid-19 impediu a realização do evento, mais que normalmente os eventos tiveram sempre em torno de 200 a 250 participantes e que nesse ano acredita que haverá uma grande participação tendo em vista o tempo que ficou sem ser realizado, na oportunidade salientou que todos podem participarem, mas no caso de menores, eles devem estarem acompanhados ou terem autorização dos pais por escrito, comentou o secretário Reinaldo.
Em suas conclusões o secretário Reinaldo destacou que:
“A natureza, com suas plantas, aves, animais, rios, ar puro; é para nós um refúgio desse mundo de tanta poluição. Nela, nós sentimos a essência da vida. Voltamos à um passado distante; através dela sentimos a proteção Divina, sentimos uma paz inabalável e sempre muito bom esse contato direto com a natureza. Por esse motivo, temos a honra em convidar as pessoas para a nossa 9° Edição da Caminhada na Natureza...”.
As pessoas interessadas em saberem alguns benefícios de caminhar e inclusive de caminhadas na natureza, trazemos os links abaixo que cada pessoa pode acessar, ler e fazer mais pesquisas sobre a importância dessas ações na saúde de cada pessoa, pois existe uma grande diferença em trabalhar na natureza e apreciar a natureza, é o mesmo que confundir o cuidar do gado e apreciar a carne.
Leia Também: Caminhadas na Natureza e o turismo rural
Por: Maurilio Trindade Aun
Yorumlar