top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Canal Minhas Plantas, Jardineira Carol Costa: Dicas de cuidado de Begônias



Existem 1.400 espécies de begônias no mundo, sem contar os híbridos. É begônia que não acaba mais! Se a quantidade impressiona, a forma de cuidar dessas plantas é bem simples, se souber os segredinhos. Claro que nossa jardineira Carol Costa preparou um vídeo recheado de pulos do gato pra você cultivar suas begônias como um profissional.


Begônias dão flores mas, os membros dessa enorme família de plantas são amados também pela folhagem. Tem folhas de todas as formas, cores, desenhos e tamanhos, pra deixar qualquer fã de planta totalmente encantado. Se estava pensando em escolher um tema pra sua nova coleção de verdinhas, vá de begônia e não terá figurinha repetida.


Espia só: a Begonia maculata tem folhas assimétricas e pintinhas brancas. A Begonia brevirimosa, cheia de brilho e com uma cor vinho. Se você gosta de flores, as begônias também são pra quem ama pétalas e cores. A Begonia elatior "Verônica", por exemplo, dá flores com muitas pétalas e de um vermelho bem vivo. Todas as do vídeo, são da Flora Fujimaki, inclusive a nova Begonia rex "Beleaf Sumatra Green".


Essas plantas são tropicais, o que é uma mão na roda pra maioria dos jardins e casas do Brasil. Gostam de umidade e temperaturas altas. Mantenha as begônias em locais protegidos de vento, temperaturas baixas e maresia. Suas folhas grandes, crocantes e finas, são delicadas mas, precisam de duas horinhas de sol, ou da manhã, ou do fim da tarde. Só assim, ela floresce linda e bela — inclusive, as que são cultivadas mais pelas folhas. Pois e, todas as begônias dão flores!


Quando você adquire uma begônia, é uma boa ideia fazer mudas da planta. Use substrato pra mudas, ou de samambaia – lembre-se que as raízes ainda irão se formar, então, nada de usar substrato com pedrinhas ou partes mais duras. Carol Costa usa o substrato pra mudas da All Garden.


Pra fazer a muda, pegue uma folha da begónia e, descarte o caule, deixando só um cabinho curto. E, no meio da folha, dê uma "quebradinha" na nervura maior da folha. Aí, é só espetar no substrato e onde você criou uma quebra, use um palitinho pra garantir que a nervura estará em contato com o solo.


Algumas brotarão mais rápido e outras espécies de begônias são um pouquinho mais lentas. Lembre-se apenas de manter o substrato úmido, usando o dedômetro: tocando com a ponta do dedo e, se sair limpo, é hora de regar; saiu sujo, volta amanhã e checa o substrato novamente. As begônias que possuem caules bem longos, como a Begonia maculata, podem se reproduzidas também através da técnica de estacas. Use sempre substrato, não faça as mudas na água. Além das raízes novinhas da planta sofrer pra ir pra terra, é muito fácil a begônia pegar fungos ou bactérias na água.


Se sua begônia está meio esticadona, pernuda e você enxerga facilmente os caules das folhas, é quase certo que a planta está recebendo água e adubo na medida certa mas, falta sol. Sem a luz correta, a begônia perde seu desenho compacto e repolhudinho. Separe a planta, dividindo touceiras e replante-a em novos vasos.


Folhas com manchas? É excesso de água. A folha começa a ter fungos e bactérias, vai manchando e o cabinho fica molenga. Isso pode acontecer com as flores também, você perceberá se as pétalas começam a ficar moles e meio gosmentas – chama-se "melar" a flor. Belisque a haste da flor que está com esse aspecto melecado e a descarte.


Agora, se a folha e caule estão marrons e secos... aí, é falta de água mesmo. Lesmas, caracóis ou alguns besouros podem atacar sua begônia, então, olho vivo e a qualquer sinal de mordida nas folhas ou, marcas que deixam somente as nervuras, corre que um desses bichinhos estão rondando a planta. Iscas ou catação manual (com luvas) e, despache os intrusos como uma oferenda pros pássaros!


Por: Carol Costa | Jardineira & Escritora | Apresentadora do canal Minhas Plantas


AudioLivros & Vídeos Saúde em Foco

Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page