top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Chakra Esplênico ou Chakra Sexual – É o nosso 2º Centro Energético


Nosso 2º Centro Energético está relacionado ao nosso corpo Emocional. Representado pelo espectro solar laranja, regido pelo elemento água.


Nosso 2º centro energético em equilíbrio nos confere o pleno sentimento de Liberdade, alegria, satisfação, curiosidade, expressão criativa e construtiva de sentimentos, piedade, perdão, tolerância, justiça, transcendência, alquimia, transmutação, diplomacia, intuição, profecia, revelação, pensamento prático, união com o divino, prazer.


Em desequilíbrio gera/denota: Incapacidade de perdoar, controlo, injustiça, impiedade, intolerância, falta de tacto, menosprezo pelos outros, solidão, ressentimentos, depressão, crueldade, dependência patológica, vícios, ciúme, inveja, preconceitos, resposta de fuga, confusão; problemas de bexiga, problemas sexuais, sistema reprodutor, ancas, pernas, pés, nervo ciático, desordens menstruais, desequilíbrios hormonais, espasmos musculares, cãibras, cólicas.



Especificidades do Chakra Esplénico

Situa-se na zona umbilical, cerca de dois dedos abaixo do umbigo. É o chakra da alma, através do qual experimentamos a liberdade de nos tornarmos tudo o que queremos ser. É o nosso ponto de equilíbrio e o centro da energia ki – energia vital.

O chakra esplénico assume grande importância no nosso bem-estar e equilíbrio. Quando saudável, permite-nos desfrutar da plenitude da vida, amando-a e tornando-a mais alegre e agradável, com foco no aqui e agora. Aumenta a nossa criatividade e gosto pela arte, por tudo o que é belo. Senso comum saudável e pensamento prático.

Está ligado às nossas emoções e relacionamentos com os outros, nomeadamente, relações afetivas, amorosas e sexuais. É o chakra responsável pela reprodução, sexualidade, erotismo, desejo e sensualidade.


Órgãos e funções: Sistema urogenital (as suas glândulas correspondentes são os ovários, útero e seios, na mulher, e os testículos e próstata, no homem) – motivação para a actividade sexual e capacidade para sentir sensações sexuais; rins; apêndice; intestino grosso; intestino delgado; pele; região pélvica; bexiga; braços; todos os fluídos do corpo (sangue, fluído intersticial, linfa, muco, secreções sexuais; saliva; suor; urina; secreções das membranas mucosas; lágrimas); absorção de nutrientes.


Bloqueios no seu funcionamento: repercutem-se, muitas vezes, através de sintomas físicos, como doenças relacionadas com os fluídos do corpo (laringe, linfa, saliva, bilís) ou com os órgãos processadores desses líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas).

Também é a origem de muitos medos, fantasmas e fantasias negativas ligadas à sexualidade e ao comportamento com o sexo oposto. Quando funciona mal, pode originar conflitos relacionados com questões financeiras, poder e sexo, refletindo-se nos nossos relacionamentos. Comer compulsivamente.



Atitudes mentais: repressão da alegria, da sexualidade, do prazer, da beleza, do desejo; medo de perder a autoridade; a estima; a condição social e o controle (de si e dos outros); papel de vítima; medo da proximidade física; repugnância pelo corpo; mania das limpezas; incompreensão; mente muito racional; sentimentos impulsivos; isolamento; frigidez; impotência; falta de apetite sexual; medo de cair.


Se os dois primeiros chakras (chakra Raiz e Esplénico) não estiverem abertos e a funcionar em pleno, os restantes chakras ficarão limitados no seu funcionamento e potencial. Tanto a prática de Reiki (terapia, cursos) como de Yoga ajudam a manter o equilíbrio e saúde dos nossos chakras – do corpo energético – que, por sua vez, determina o bem-estar do nosso corpo físico.


Chakra: Esplênico

Órgãos do Corpo: Órgãos Sexuais, Intestino Grosso, Vértebras inferiores, Pélvis, Apêndice, Bexiga, Zona da anca; Disfunções Mentais/Emocionais: Responsabilidade e culpa, Dinheiro e Sexo, Poder e Controlo, Criatividade, Ética e honra nas relações. Disfunções físicas: Dor lombar crónica, Ciática, Problemas de obstetrícia e ginecologia, Dor pélvica ou lombar, Potência sexual, Problemas urinários.



Saúde em Foco


Comentários


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page