Chapéu de Couro e suas propriedades Fitoenergéticas e Medicinais
![](https://static.wixstatic.com/media/95090b_36cf7d3d6a6743a99778f701a11e5aae~mv2.jpg/v1/fill/w_733,h_600,al_c,q_85,enc_auto/95090b_36cf7d3d6a6743a99778f701a11e5aae~mv2.jpg)
O chapéu-de-couro é uma planta medicinal, também conhecida por chá-de-campanha, chá-do-brejo, chá-mireiro, congonha-do-brejo, erva-do-brejo, aguapé, erva-do-pântano, chá-de-pobre, muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.
O chapéu-de-couro tem folhas duras como o couro que podem crescer até os 30 cm de comprimento. As suas flores são esbranquiçadas e normalmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.
O seu nome cientifico é Echinodorus grandiflorus e pode ser comprado em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
PROPRIEDADES MEDICINAIS
As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensora e laxante.
O chapéu-de-couro apresenta inúmeros benefícios, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.
PROPRIEDADE FITOENERGÉTICAS
Chapéu-de-Couro (Echinodorus grandiflorus): Elimina a maldade e os desejos maléficos; melhora o humor; elimina a rebeldia; acalma crianças muito arteiras; estimula a honestidade para com os próprios sentimentos; ajuda a ter desejo de vitória e força para lutar por seus ideais, saber ver os dois lados da “moeda”, quebrar padrões de conduta e pensamento, respirar novos ares, despertar poderes extrafísicos com cautela; elimina a raiva pelo pai; a arrogância; os desejos e as tentações inferiores; favorece o sentimento de saber perder, saber aceitar os defeitos dos outros; estimula a honrar compromissos; gera vitalidade energética nos casos de enfisema pulmonar, tuberculose, hanseníase e câncer de intestino.
Fonte: Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma – Bruno J. Gimenes
Fonte: TuaSaude.com
Comments