Cultura se destaca em Itanhangá e grupos culturais se consagram em apresentações no estado
Administração municipal de Itanhangá iniciada ainda em 2017 iniciou um novo tempo de desenvolvimento para a localidade, um trabalho conjunto do prefeito Edu Pascoski e do vice-prefeito Emerson Sabatine, os quais pela primeira vez na localidade, um prefeito e vice-prefeito conseguem trabalhar sem brigas e divergências pelo desenvolvimento da localidade, e olha que no município de Itanhangá sobra “caciques e falta índios”, mesmo assim, o bom trabalho da atual dupla no primeiro mandato foi muito bom, que “os caciques” de Itanhangá nem colocaram ninguém para concorrer na reeleição do atual prefeito Edu Pascoski e se continuar nesse ritmo de trabalho, a atual administração faz o sucessor facilmente, comenta diversos moradores.
Nesse segundo mandato, os trabalhos nem param, obras e ações continuam, todas as secretarias municipais sob a responsabilidade dos respectivos secretários vêm engajados nas demandas para cumprirem as determinações da dupla Edu Pascoski e Emerson Sabatine.
E uma destas secretarias é a de educação e cultura, sob a responsabilidade da secretária, Suzana Bêss que recentemente se destacou nas apresentações culturais que realizou em diversos municípios.
Estiveram presentes as cidades de Apiacás, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Sinop, Tabaporã, Tapurah, Guarantã do Norte, Vera e Várzea Grande. A abertura contou com a banda da Escola Municipal Cecília Meireles "Anos de Ouro" de Itanhangá que encantou o público presente com duas apresentações.
Já em Itanhangá-MT em meados de junho, a 3ª BanFest, Festival de Bandas e Fanfarras, com participação de diversas cidades do estado, com a participação de uns 700 alunos, professores e músicos, que abrilhantaram um evento cultural com total de 18 apresentações musicais.
O objetivo do Festival é explorar o potencial educativo da música, estimulando o desenvolvimento e dar espaço para a demonstração da arte, promovendo a atração cultural entre as diferentes áreas desenvolvidas pelos alunos de projetos culturais das cidades. Em Itanhangá, o Projeto No mundo da Música, a oficina de Fanfarra atende mais de 100 alunos em atividades extras.
O evento teve como objetivo explorar o potencial educativo da música, estimular o desenvolvimento e dar espaço para a demonstração da cultura popular, além de fomentar o desenvolvimento da música na escola e a produção de saberes, criando espaço e estímulo para a expressão de talentos entre a comunidade escolar.
Para a secretária de Educação, Suzana Bêss, “É um dia muito especial, o evento vem para abrilhantar ainda mais a nossa cidade que comemorou 22 anos de emancipação política. A 3ª Banfest ocorre é um momento em que todas as escolas colocam ternura e carinho, nós temos que bater palmas e elogiar muito os alunos. Também quero agradecer todos os municípios que vieram participar”, disse a secretária.
Diversas autoridades municipais e de outras localidades estiveram presente no evento, o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, vice-prefeito Emerson Sabatine, Presidente do poder legislativo municipal, Zilmar juntamente com os vereadores de Itanhangá, a Coordenadora de Cultura de Sinop, Branca, Secretário de Educação e Cultura de Santa Rita do Trivelado, Paulo Matos, Secretário de Cultura de Vera, Rodrigo Gomes.
O vice-prefeito, Emerson Sabatine disse que:
“Nossa administração procura cumprir os preceitos legais, investindo em educação, saúde, cultura, lazer, obras e infraestrutura que trazem qualidade de vida e desenvolvimento para o nosso município, estamos empenhados sempre buscando o melhor, pois ao trazemos visitantes nos eventos culturais, ou atividades desenvolvidas no município, precisamos mostrar o nosso potencial de cultura, do agronegócio, de comércios e de potencialidades que a localidade possui, em primeiro momento para ter um ambiente bom para quem somente vem prestigiar e visitar, mas também para aqueles que procuram um lugar para investir e morar, nossa administração trabalha com olhos voltados para o desenvolvimento das potencialidades de Itanhangá, e os nossos munícipes já sabem disso pelas obras e ações que a nossa administração vem realizando, esses eventos culturais destacam o nosso município e algumas das nossas potencialidades, devemos agradecer aos alunos, professores, pais, enfim a todos que se empenham para fazer o melhor por nosso município”, comentou Emerson Sabatine.
Já o prefeito, Edu Pascoki disse que:
“Primeiramente agradecer aos alunos, pais, professores, enfim a toda população que sempre prestigiam e auxiliam nos eventos que são realizados em nosso município ou em municípios no estado, demonstrando que a nossa população tem capacidade de sempre fazer o melhor, mostrando um pouco do nosso potencial, a nossa administração sempre tem devotado recursos e esforços em mostrar o nosso potencial no setor educacional, cultural, no agronegócio, no esporte, saúde, enfim, em todos os setores a nossa administração tem se empenhado, inclusive dado autonomia aos secretários para fazer o melhor em cada secretaria, por isso, parabéns a todos pelo bom trabalho que vem desenvolvendo pelo nosso município, e as apresentações culturais mostraram o bom empenho de todos”, comentou Edu Pascoski.
Por: Maurilio Trindade Aun
Imagens: Assessoria
Comments