Eleição de 2024 já fazem parte de reunião dos parlamentares estaduais eleitos pelo MDB em MT
- Postado por: Maurilio Trindade Aun
- 6 de out. de 2022
- 3 min de leitura
No caso de Mato Grosso, as eleições para escolha de governador, senador, deputados federais e estaduais foram definidos no primeiro turno, quanto ao segundo turno para presidente, no caso do estado de Mato Grosso, dificilmente haverá surpresa, ou seja, desde 2018 o Bolsonaro praticamente nem perdeu votos no estado, portanto, nem será em menos de 30 dias que poderá ter mudança tão significativa, somente podendo haver alguma mudança, caso os eleitores que nem foram votar, que foram de 23%, forem de fato votarem.

Portanto, muitas lideranças políticas no estado sabem desta realidade, ou seja, mesmo defendendo o Bolsonaro, sabem que o eleitorado do atual presidente está consolidado no estado, desta forma, muitos já começam a se movimentarem e fazerem reuniões visando a eleição municipal de 2024, foi isso que fez os atuais deputados estaduais eleitos pelo MDB em Mato Grosso.
De acordo com as informações de assessoria da deputada Janaina Riva Fagundes, a nova bancada estadual eleita pelo MDB para a próxima legislatura da Assembleia Legislativa, composta pelos deputados Janaina Riva, Juca do Guaraná, Dr. João José e Thiago Silva, se reuniram na tarde de quarta-feira (05.10), na casa do presidente estadual da sigla, deputado federal Carlos Bezerra, para traçarem diretrizes para o fortalecimento de lideranças e reconstrução dos diretórios municipais com foco na eleições 2024.

Alinhados e em plena harmonia com a executiva estadual, os eleitos se comprometeram a mapear lideranças municipais nos 141 municípios para construírem possíveis candidaturas.
Segundo a deputada estadual Janaina Riva Fagundes, que atualmente é também a vice-presidente estadual do MDB, a preocupação da sigla é que muitos prefeitos do partido foram reeleitos em 2020, sem condições agora de nova candidatura, então é necessário focarem em novas lideranças para que o MDB continue sendo o maior partido de Mato Grosso.
No Vale do Arinos, o MDB possui o domínio de três administrações municipais, sendo Novo H. do Norte, Tabaporã e Porto dos Gaúchos.
No caso de Novo Horizonte do Norte, com o atual prefeito, Silvano Pereira Neves, o mesmo nem poderá ir à reeleição, pois está no seu segundo mandato, portanto, realmente o grupo precisa trabalhar uma outra liderança.
No caso de Tabaporã, o atual prefeito, Sirineu Moleta também nem poderá ir à reeleição, pois também está no seu segundo mandato.
Somente no município de Porto dos Gaúchos, o atual prefeito, Vanderlei de Abreu é o único que pode ir à reeleição pelo partido, e a priori, com uma certa facilidade de reeleição, isso baseado nos indicadores de satisfação que expressa boa parte da população diante de como está sendo administrado o município.
Já no Vale do Juruena, o MDB possui somente o domínio da administração municipal de Cotriguaçu, e apesar de ter começado a realização de obras nesse ano, ainda nem é possível ver facilidade na reeleição do atual prefeito.
Portanto, no Noroeste do estado, o MDB possui o domínio de 4 administrações municipais num universo de 12 municípios, portanto, as disputas municipais é uma eleição bem diferente da polarização da eleição a nível nacional, ou seja, os diversos grupos partidários que defendem o Bolsonaro a nível nacional, na hora das eleições municipais as disputas acontecem dentro do grupo Bolsonarista.
Por: Maurilio Trindade Aun
Imagens e informações: Laura Petraglia
Comments