Louro e suas propriedades Fitoenergéticas e Medicinais
O Louro possui uma propriedade Fitoenergética interessante à quem busca trazer para o plano físico a manifestação de uma padrão de essência mais elevada d'alma. Além disto o Louro pode ser aplicado, com sucesso em projetos de paisagismo além de serem utilizados como fonte de madeira, proporcionando à agricultores uma boa fonte de renda (é claro, se cultivado em locais propícios).
Propriedade Fitoenergética do Louro (Laurus nobilis): Elimina energias densas de origem espiritual, cria um campo energético espiritual, traz a força da energia divina para purificar os campos de energia e os ambientes em geral. Traz a força de Deus para o mundo físico.
CULTIVO DO LOURO
De copa arredondada, a árvore adapta-se muito bem a regiões de clima temperado e subtropical, com temperatura na faixa de 10 º C a 18 º C. Embora seja considerada uma planta perene, é necessário realizar seu replantio quando o ressecamento leva-a à morte.
A região do município de São Roque, no interior do Estado de São Paulo, destaca-se como polo de produção de louro. A topografia local, onde existem serras e morros, oferece condições ideais para o cultivo do loureiro, que demanda solo de áreas de altitude, independentemente do tipo e do grau de fertilidade do terreno.
SIMBOLISMO
Os antigos povos da Grécia e Roma já a usavam como planta medicinal e a consideravam como um símbolo da vitória e prosperidade. Símbolo da vitória e do triunfo, as folhas de louro, além de trazerem paz de espírito, atraem prosperidade e fartura. É muito comum, por exemplo, guardar uma folha na carteira, para que o dinheiro nunca acabe, mas se multiplique. Também é poderoso contra olho-gordo e para fechar o corpo contra os males.
Propriedades medicinais da planta
Além do efeito calmante, o louro alivia as dores, pois age como anti-inflamatório. Melhora na digestão, já que estimula as funções do fígado, por isso é tradicional e benéfico utilizá-lo em pratos mais fortes. Também ajuda na prevenção de ataques epiléticos. Essa erva possui óleos como o eucaliptol, que age nas vias respiratórias, ajudando a relaxar. Esse óleo também tem efeito que ajuda na insônia e no estresse, além de regular a quantidade de açúcar no sangue, equilibrando a pressão sanguínea e mantendo o colesterol em níveis saudáveis. O louro contém as Vitaminas A, B, C e D e é rico em minerais como Cálcio, Ferro, Potássio e Magnésio.
A colheita dos ramos com as folhas é anual, sendo que a primeira delas ocorre cerca de um ano após o início do plantio, o qual recomenda-se realizar na primavera, estação de clima mais ameno. Vistosas e com aroma característico, as folhas do loureiro chegam ao mercado consumidor por meio dos tradicionais canais de venda do varejo alimentício.
FONTE: Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma – Bruno J. Gimenes
Comments