Obrigado governador pelo hospital regional de Juína
- Postado por: Maurilio Trindade Aun
- 9 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
O prefeito de Castanheira, Jackson de Oliveira Rios Junior (Juninho) é um, entre outros prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais de Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã e Colniza que estavam usando camisetas com a chamada desta matéria.

Mas na realidade, as obras estão apenas no alicerce ainda, até realmente essa obra estar à disposição da população deve ir praticamente um ano ou mais, principalmente no Brasil que as obras públicas às vezes são realizadas a passos de tartaruga, mas de qualquer maneira, o início é uma ação louvável, pois é uma demanda e necessidade da população da região.
O hospital regional para atender o noroeste do estado, que foi iniciado as obras, é uma demanda dos ex-prefeitos e lideranças da região, há mais de 10 anos que essa demanda vem sendo cobrada pela região, e o agora estado inicia as obras.
A priori, a unidade de saúde será referência para sete municípios da região e contará com um total de 151 leitos, sendo 111 de enfermaria e 40 UTIs. O investimento será de R$ 106.728.180,30 somente na construção do hospital, que conta com um cronograma de aproximadamente 22 meses de execução, com previsão de entrega para 2024.
A proposta apresentada pela Construtora e Incorporadora LTDA, vencedora da Concorrência nº 005/2021, foi 10% menor do que a previsão inicial, cujo valor era de R$ 119.000.000,00 para a construção da unidade.
O hospital também vai ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

Portanto, para a região do Vale do Juruena, as demandas mais importantes, são a Construção do Hospital Regional já iniciado, mas falta ainda iniciar a pavimentação dos 270 Km na BR 174, entre Castanheira e Colniza, que vai atender no trajeto os municípios de Juruena, Cotriguaçu e Aripuanã.
Por outro lado, o governo do estado está presente em todos os municipios da região do Vale do Juruena com obras de pavimentações ou recapeamento no perímetro urbano, ou outras obras e ações que estão sendo possível a realização com apoio da bancada federal, deputados federais e senadores.

No caso de Castanheira, o estado estará presente com obras em torno de 6 milhões de reais, convênios que o atual prefeito, Juninho assinou com o governo do estado para a construção de um novo ginásio esportivo, num valor de 3 milhões e trezentos e sessenta mil reais e mais 3 milhões que serão destinados a micro revestimento das pavimentações no perímetro urbano, ou seja, o estado está presente em obras e ações dentro de Castanheira, como afirma o prefeito, Juninho.
Por: Maurilio Trindade Aun
Comments