Projeto Gestor do CEI Primeiros Passos “Minha família é meu maior tesouro”, é realizado em Itanhangá
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 22 de out. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2022
Neste dia 22/10, foi realizado em Itanhangá, o evento de encerramento do Projeto Gestor do Centro Educacional Infantil - CEI Primeiros Passos: “Minha família é meu maior tesouro”!

Estiveram presentes no evento além dos pais e crianças, Prefeito Edu e sua esposa Sintia, vice prefeito Emerson e sua esposa Joice, Gerente da Unidade Sicredi Itanhangá Laersio Meinnerz, Coordenadora local do Programa União Faz a Vica - PUFV Susana Fontana Kuzniewski, Secretária Municipal de Educação Profª Suzana Bêss e representantes do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar - CDCE da escola.
Foram 8 meses de atividades realizadas na escola com as crianças e as famílias que iniciaram com palestras com psicólogas, assistente social e nutricionista. No decorrer dentre as inúmeras atividades foi desenvolvido o sábado da família na escola onde juntamente dos profissionais, as famílias e as crianças construíram os canteiros da horta sendo que desta as crianças puderam acompanhar todo o processo de desenvolvimento das hortaliças e temperos plantados.

Dentre as hortaliças que mais chamou a atenção das crianças foi a cenoura, mas também colheram pepinos, beterrabas, alface e temperos, tudo sendo incorporado na alimentação escolar.
A escola promoveu um evento cultural com apresentações artísticas de todas as turmas e envolveu a comunidade de aprendizagem com o apoio do Centro Cultural onde o Projeto Municipal “No mundo da música” participou com apresentações de balé e flauta.
E hoje foi um sábado de muita alegria às crianças e muita descontração com as famílias.
A escola preparou cada sala de aula com cantinhos de aprendizagem de acordo com o que foi desenvolvido com as crianças no dia a dia escolar para que as famílias pudessem participar junto com seus filhos e filhas.
Tinha a sala da linguagem onde teve contação de histórias, a sala dos brinquedos, com cantinho de pintura e cantinho da beleza. Tinha a sala de circuitos de atividades, tinha a sala em que as famílias puderam confeccionar a massinha de modelar e brincar junto com seus filhos e tinha a sala da confecção do bolo de cenoura estas da colheita da horta escolar.

Após as famílias vivenciarem este momento nas salas foram convidadas a irem a horta para replantarem os canteiros, os quais tinham ficado preparados e adubados pela equipe escolar, junto com seus filhos e filhas. No retorno as crianças foram fazer atividades com as professoras nas salas e os pais puderam participar de uma mini gincana a qual foi muito prazerosa, descontraída e de grande socialização dos pais.
E para finalizar, houve o momento de lanche onde cada família trouxe um prato de doce ou salgado para ser degustado juntamente do lanche que a escola proporcionou e o famoso bolo de cenoura.

Para a gestora Jocilene Oliveira da Silva, foi um momento de grande gratidão em poder desenvolver este projeto e alcançar tantos resultados, fruto do apoio das famílias e da grande equipe que tem. Ressaltou que a viagem que fez a Blumenau, proporcionada pela Secretaria Municipal de Educação é que contribuiu muito para o entendimento mais amplo do fazer pedagógico com sua equipe.
“Hoje as crianças são livres para experimentarem e vivenciarem em todos os espaços escolares. Não há alegria maior em ver eles tendo este contato com a natureza e experimentando as frutas e verduras ofertadas na escola e como eles amam estar na horta, estar nas brincadeiras externas e isto nossas professoras e técnicas fazem com maestria.

A Gestão Municipal fica imensamente grata a parceria com a Cooperativa Sicredi em poder ter ações como esta que fortalecem os laços entre família e escola.
O prefeito Edu e o Vice Emerson ressaltaram a importância de que todas as crianças tenham estas oportunidades e que a gestão está comprometida com as causas da educação pois o entendimento é de que Educação não é gasto mas investimento.

O Gerente da Cooperativa Sicredi Laersio Meinnerz, destacou que o grande foco do Programa A União Faz a vida é desenvolver cidadãos mais participativos e cooperativos e parabenizou a escola, a equipe SMEC pela dedicação e brilhante projeto.
A Coordenadora Local do Programa A União faz a Vida, Susana Fontana Kuzniewski agradeceu a participação das famílias, agradeceu o empenho da escola e professores e ressaltou que isto só é possível pela parceria da prefeitura com a Sicredi.
A secretaria Municipal de Educação Prof Suzana Bêss disse “Com a nova escola que deverá ser entregue em 2023 pretende-se que todas as crianças a partir de 1 ano possam ter a oportunidade de pelo menos um período diário estar na escola e vivenciarem todas estas aprendizagens que são tão importantes ao desenvolvimento humano”.
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. (Paulo Coelho). Continuemos acreditando que podemos mudar o mundo através da Educação!
Por: Suzana Bêss | Secretaria Municipal de Educação, por Itanhangá
Postado e editado por: Elizangela Trindade
Outras atividades de gincana realizadas:
Commenti