top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

A Folha do Vale - Jornal e Site

Revisão Bibliográfica e Informações: Chakra Esplênico vital, nosso 2º Centro Energético

Situa-se na zona umbilical, cerca de dois dedos abaixo do umbigo. É o chakra da alma, através do qual experimentamos a liberdade de nos tornarmos tudo o que queremos ser. É o nosso ponto de equilíbrio e o centro da energia ki – energia vital.


NOME: Svadhishtana

LOCALIZAÇÃO: 4cm acima do osso pubiano (região do umbigo)

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: Gónadas (Glândulas sexuais – testículos e ovários)

CORPO ÁURICO: Emocional (Rege as emoções)

COR: Laranja. Corresponte à Segunda-Feira

ELEMENTO: Água

EM EQUILÍBRIO: Liberdade, alegria, satisfação, curiosidade, expressão criativa e construtiva de sentimentos, piedade, perdão, tolerância, justiça, transcendência, alquimia, transmutação, diplomacia, intuição, profecia, revelação, pensamento prático, união com o divino, prazer.


EM DESEQUILÍBRIO: Incapacidade de perdoar, controlo, injustiça, impiedade, intolerância, falta de tacto, menosprezo pelos outros, solidão, ressentimentos, depressão, crueldade, dependência patológica, vícios, ciúme, inveja, preconceitos, resposta de fuga, confusão; problemas de bexiga, problemas sexuais, sistema reprodutor, ancas, pernas, pés, nervo ciático, desordens menstruais, desequilíbrios hormonais, espasmos musculares, cãibras, cólicas


Tab. 2 – Especificidades do Chakra Esplénico (Continue lendo!)


No plano, astral, é este aspecto base que os seres que possuem centros energéticos ativos e equilibrados se apresentam/ parecem.

O chakra esplénico assume grande importância no nosso bem-estar e equilíbrio. Quando saudável, permite-nos desfrutar da plenitude da vida, amando-a e tornando-a mais alegre e agradável, com foco no aqui e agora. Aumenta a nossa criatividade e gosto pela arte, por tudo o que é belo. Senso comum saudável e pensamento prático.


Está ligado às nossas emoções e relacionamentos com os outros, nomeadamente, relações afetivas, amorosas e sexuais. É o chakra responsável pela reprodução, sexualidade, erotismo, desejo e sensualidade.

... Continue lendo


Órgãos e funções: Sistema urogenital (as suas glândulas correspondentes são os ovários, útero e seios, na mulher, e os testículos e próstata, no homem) – motivação para a actividade sexual e capacidade para sentir sensações sexuais; rins; apêndice; intestino grosso; intestino delgado; pele; região pélvica; bexiga; braços; todos os fluídos do corpo (sangue, fluído intersticial, linfa, muco, secreções sexuais; saliva; suor; urina; secreções das membranas mucosas; lágrimas); absorção de nutrientes.


Bloqueios no seu funcionamento: repercutem-se, muitas vezes, através de sintomas físicos, como doenças relacionadas com os fluídos do corpo (laringe, linfa, saliva, bilís) ou com os órgãos processadores desses líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas).


Também é a origem de muitos medos, fantasmas e fantasias negativas ligadas à sexualidade e ao comportamento (Harmonioso e Respeitoso) com o sexo oposto. Quando funciona mal, pode originar conflitos relacionados com questões financeiras, poder e sexo, refletindo-se nos nossos relacionamentos. Em desequilíbrio promove o hábito de Comer compulsivamente (atua enquanto compensação).


Atitudes mentais (quando há desarmonia neste centro energético): repressão da alegria, da sexualidade, do prazer, da beleza, do desejo; medo de perder a autoridade; a estima; a condição social e o controle (de si e dos outros); papel de vítima; medo da proximidade física; repugnância pelo corpo; mania das limpezas; incompreensão; mente muito racional; sentimentos impulsivos; isolamento; frigidez; impotência; falta de libido ; medo de cair.


Se os dois primeiros chakras (chakra Raiz e Esplénico) não estiverem abertos e a funcionar em pleno, os restantes chakras ficarão limitados no seu funcionamento e potencial.


CHAKRA: Esplénico

ORGÃOS: Órgãos Sexuais, Intestino Grosso, Vértebras inferiores, Pélvis, Apêndice, Bexiga, Zona da anca (Bacia).

EMOÇÕES E FUNÇÕES MENTAIS VINCULADAS À ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Responsabilidade, Culpa, Gestão do dinheiro, Sexualidade (responsabilidade com a vida), poder e controle, Expressão de habilidades artísticas/ Criatividade, Ética e Honra nas relações.


DISFUNÇÕES FÍSICAS: Dor lombar crónica, Ciática, Problemas de obstetrícia/ ginecologia (desordens intimas), Dor pélvica ou lombar, Potência sexual, Problemas urinários

Tab. 2.3 – Anatomia Energética

(In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.116/117)



PREVENÇÃO/ TRATAMENTO:

Expressões artíticas são boas aliadas... seja em desenho, pintura, artesanatos, seja pela dança.

Tanto a prática de Reiki (terapia, cursos) como de Yoga ajudam a manter o equilíbrio e saúde dos nossos chakras – do corpo energético – que, por sua vez, determina o bem-estar do nosso corpo físico. (Crédito à Diana Feliz)


Poses de Yoga:



Mudra (Postura das mãos):

Postura das mãos, ideal à energização deste centro energético. Em geral as pessoas tendem a posicionar as mãos desta forma quando estão meditando sentadas.



Alimentos:

Se você tem baixa estima e confiança, essa é a hora de passar a consumir alimentos como abóbora, tangerina, inhame, cenoura, laranja, mamão, manga, pêssego, Alimentação: Sopas, chás, alimentos líquidos. Gorduras boas, como salmão, gergelim, sementes de girassol, sementes de abóbora. (Fonte 01, Fonte 02)



Vestuário indicado (ativação/ equilíbrio) .

Sugestão de combinação de cores no vestuário



Cristais:

Cornalina: Desperta a Alegria, criatividade e também assimilação da própria sexualidade (equilíbrio/ compreensão da própria energia criativa humana). Proporciona equilíbrio do poder de atração fisica, poder de sedução, harmonização de relacionamentos. Fase vinculada à juventude! (dos 07 as 14 anos). Materialização de Ideias.

Calcita laranja, Olho de Tigre, Ambar escuro (3º foto de Origem vegetal).


Plantas no ambiente:

O lírio laranja é uma planta benéfica à cura e também ao equilíbrio deste centro energético. O cultivo das plantas vinculadas aos alimentos cujo consumo é aconselhável e benéfico à este centro energético também são aconselhável ( A cebolinha é otima, em virtude do crescimento acelerado) e o inhame também (bastando colocar o bulbo em recipiente coberto até a metade com água. As folhas do inhame possuem crescimento acelerado! São ornamentais e umidificam o ar!. (Reveja: 24 espécies de plantas que podem ser cultivadas dentro de casa/ escritório/ apartamentos).


Postado por: Elizangela Trindade

Colaborações: Links apresentados!


Resumo em Arte:


Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page