Saúde em Foco: Benefícios do Abacate à Saúde
No Brasil, o abacate (Persea americana ) é geralmente consumido na forma fresca, batido com leite ou amassado, muitas pessoas acrescentam açúcar ou limão. Já no exterior, a forma mais popular de uso do abacate é em receitas salgadas.
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
O que muitas vezes desconhecemos é as propriedades medicinais dos alimentos, em especial àqueles que se mostram abundantes na região tropical. De acordo com a medicina natural do abacateiro pode-se utilizar o 'Azeite, o fruto, as folhas, as flores e até mesmo a casca no tratamento de algumas patologias. Confira:
UTILIDADES MEDICINAIS
AZEITE DE ABACATE: Friccionar (com óleo de abacate) as partes afetadas e doloridas
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
Indicado para: Reumatismo, Gota; Caspa; Queda de Cabelo.
Como, infelizmente, este azeite é pouco encontrado no comercio, caseiramente obtêm-se este óleo da seguinte forma: Deixar assar ao forno a polpa de um abacate gorduroso. Espremer vigorosamente com o auxílio de um pano limpo.
AS FOLHAS E OS BROTOS DE ABACATE: Usados em chás.
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
Indicado para: Retenção de líquidos, tendo em vista que é diurético; Combate distúrbios gastrointestinais, pois é tido como carminativo; Regula o fluxo menstrual. Para tratar doenças relacionada á boca, as supurações, estomatites e para fortificar as gengivas e os dentes mastigam-se folhas frescas de abacateiro; Amigdalite (Gargareja com o chá das folhas do abacateiro. Combinado coom o chá de tanchagem produz melhor efeito)
Para aliviar nevralgias e dores de cabeça, aplicam-se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
O chá das folhas pode ainda ser utilizado em casos de Afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarreia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse.
CASCA E CAROÇO DO ABACATE: Casca esmiuçada; Carroço tostado e moído bem fino (Em uma xícara de água morna dissolver duas colheres pequenas de pó do caroço)
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
Indicado para: Combater vermes intestinais (Moer a casca, bem lavada, misturar com limão e um pouco de mel, tomar em jejum); Diarreia e disenteria (Carroço)
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.64-71). Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade.
BIBLIOGRAFIAS:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993
Comentarios