O caqui (Diospyros Kaki), fruto do caquizeiro, uma árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da Coréiia e do Japão. Por alusão à cor do Fruto, Caqui, em Japonês significa 'Amarelo Escuro'.
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios Foto: Gustavo Giacon
O caqui, um fruto com aspecto de 'tomate', é consistente, e doce quando maduro. De acordo com Balbach e Boarim (1993), a cada 100 gramas de Caqui 65,80g é água, 31,60 g carboidratos, 0,7 g Proteínas, 1,20g lipídios, Vitamina A 2750 U.I, Vitamina B¹ (Tiamina) 50 mcg, Vitamina B ² (Riboflavina), Niacina 0,10 mg, Vitamina C (Ácido Ascórbico) 17,10 mg
RESUMO DAS UTILIDADES MEDICINAIS
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
CONSUMO IN NATURA: Fazer refeições exclusivas de caqui. Consumir moderadamente, madura, sem casca.
Indicado ao tratamento de: Acidez gástrica Acidose, Dispepsia; Anemia, Doenças da Bexiga, Cãibras(recomenda-se comer dois a três caquis por dia), Constipação intestinal, Prisão de Ventre (Pode substituir a janta); Doenças do fígado (Recomenda-se fazer, esporadicamente, algumas refeições por dia), Pirose, Tuberculose.
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
XAROPE DE CAQUI: Cozinhar a polpa do caqui com água em um pouco de mel. Mexer bem e tomar meia xícara deste líquido xaroposo, morno, várias vezes ao dia.
Indicado ao tratamento de: Doenças das vias respiratórias;
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.136-139) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993
Comentários