Saúde em Foco: Damasco e suas utilidades medicinais
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 30 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2022
O damasqueiro é uma árvore da família das Rosáceas. Nesta família também se incluem a amêndoa, o marmelo, a nêspera, o pêssego, a pêra, a maça, o morango, etc. Originário da Ásia, foi aclimatado no Brasil. O damasco assemelha-se ao pêssego e também é denominada de Abricó. (do inglês apricot).

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
"O Dr. Demétrio Laguna Alfranca informa que Wipple e Robins demonstraram que o damasco é recomendável ao tratamento da anemia. Às crianças que sofrem de raquitismo indicam-se damascos, pois são ricos em vitaminas e sais." (BALBACH, BOARIM, 1993, p.169)
UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
CONSUMO IN NATURA: Incluir o fruto à alimentação
Indicado ao tratamento de: Debilidade geral, Raquitismo, Desnutrição.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
AMÊNDOAS DE DAMASCO: Triturar algumas amêndoas de damasco (sem envoltório duro ou casca). Misturar com um pouco de mel e tomar algumas colheres de sopa ao dia.
Indicado ao tratamento de: Constipação intestinal, Inchações dos pés (Tomar também, liberalmente Chá de Cavalinha), Prisão de Ventre, Resfriados, Reumatismo, Tosse.
Conteúdo educativo/ orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.168-171) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993
Comentários