O que é a Diabetes? Quais os sintomas? Quem possui mais ricos de desenvolver a Diabetes? Como podemos saber se a temos? Quais alimentos, segundo a medicina natural podem auxiliar na prevenção e tratamento da Diabetes? Estas informações você encontra aqui.
O que é a Diabetes? É uma doença que surge por deficiência na produção de insulina ou resistência (dificuldade) à sua ação, de forma que o organismo não consiga aproveitar o açúcar proveniente da alimentação de maneira adequada.
Quais são os tipos de diabetes? O Diabetes Tipo 1 surge normalmente antes dos 30 anos e pode aparecer após esta idade ocasionalmente. Ocorre porque as células do pâncreas (produtoras de insulina) sofrem uma auto-agressão e param de produzir insulina.
Já o Diabetes Tipo 2 afeta principalmente os adultos com mais de 45, sendo caracterizado pela produção insuficiente de insulina ou ineficiência de sua ação. Diabetes Gestacional é um tipo de Diabetes identificado durante a gravidez. Pode persistir ou desaparecer após o parto.
Sintomas mais comuns:
Cansaço e fraqueza; Fome e sede excessiva; Perda de peso; Muita urina à noite; Outros sintomas suspeitos: Visão turva; Cãibras e sensação de pernas pesadas e doloridas; Nervosismo; Infecções de repetição; Cicatrização lenta de ferimentos; Formigamentos e dormências em membros inferiores; Coceiras no corpo ou genitais.
Quem tem maior risco de ter diabetes?
Pessoa com excesso de peso; Pessoas com familiares portadores de Diabetes, sobretudo pai, avós e irmãos; Mulheres que tiveram Diabetes na gravidez ou que tiveram filhos com 4Kg, ou mais, ao nascer; Maiores de 45 anos; Pessoas que fazem pouca ou nenhuma atividade física; Pessoas com Hipertensão Arterial e com alterações no colesterol e triglicérides.
Como posso saber se tenho Diabetes?
Após uma avaliação médica , a pessoa é encaminhada a realizar a coleta de açúcar no sangue para análise em jejum. Este teste possibilita a medida da quantidade de açúcar no sangue, expressa em MG (miligramas)/dl (decilitros), para que seja comparada com os valores normais. Resumidamente, os testes laboratoriais mais comumente utilizados para suspeita de diabetes ou regulação glicêmica alterada são:
• Glicemia de jejum: nível de Glicemia de jejum glicose sangüínea após um jejum de 8 a 12 horas; • Teste oral de tolerância à glicose (TTG-75g): O paciente recebe uma carga de 75 g de glicose, em jejum, e a glicemia é medida antes e 120 minutos após a ingestão; • Glicemia casual: Glicemia casual: tomada sem padronização do tempo desde a última refeição.
Pessoas cuja glicemia de jejum situa-se entre 110 e 125 mg/dL (glicemia de jejum alterada), por apresentarem alta probabilidade de ter diabetes, podem requerer avaliação por TTG-75g em 2h. Mesmo quando a glicemia de jejum for normal (< 110 mg/dL), pacientes com alto risco para diabetes ou doença cardiovascular podem merecer avaliação por TTG.
Fonte: www.diabetes.ufc.br
Diabetes Melito & Alimentação
A adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas é uma recomendação base, por diversos profissionais da saúde, àqueles que buscam manter um estilo de vida saudável, e com a Diabetes sob controle.
Existem alguns alimentos que, sob orientação médica/nutricional, podem ser aliados àqueles que buscam estabelecer uma alimentação adequada e ‘controlar’ e/ou prevenir a Diabetes’, segundo a ‘Medicina Natural’.
No que se refere a Hortaliças, destacam-se:
Acelga: Além do suco de acelga, pode-se consumir este vegetal cozido ao vapor, ou em saladas. (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.290).
Agrião: Incluí-lo a alimentação, em saladas cruas, preferencialmente temperada com limão.
Alho: Usar alho em saladas cruas. Ou consumir a ‘água de alho’. Deixar o alho macerado de molho em água durante umas 06 horas. Coar e Tomar (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.235)
Alface: A alface, tão popular no ‘Cardápio’, reúne propriedades laxativas, diuréticas, depurativas, calmante, eupéptica, mineralizante, vitaminizante, desintoxicantes (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.222).
Batata: Os diabéticos não devem utilizar a batata a vontade. Um pouco deste turbérculo, porem, em combinação com cenoura (crua, ralada finamente), cebola e outros vegetais crus, pode ser vantajosamente indicado.(BALBACH, BOARIM, 1993b, p.235)
Berinjela: Incluir o vegetal liberalmente na alimentação (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.254). Nota: Para remover o ‘gosto amargo’ da berinjela, basta corta-la e deixar num recipiente com água e um pouco de sal por uns 10 min. Após este tempo, escorrer a água e preparar o ‘refogado’.
Cebola: A cebola, assim como o alho, o agrião, e outros vegetais que a natureza oferece sçao os melhores ‘purificadores de sangue’, segundo a medicina natural. [...] Oportunamente empregada, combate a hidropisia, a obesidade, o diabete melito, a prisão de ventre, dispepsia e até o carcinoma das vísceras [...] (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.270-272)
Vajem: Incluir vagem liberalmente na refeição, e na forma de salada. Pode ser crua, finamente picada, ou cozida, misturada com outros vegetais crus [alface, tomate, cenoura...] (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.238')
Soja: Com a devida orientação nutricional, pode-se incluir à alimentação o ‘Pão de soja’. (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.297')
Quanto as frutas, recomendadas segundo a Medicina Natural
Amêndoa: Moer três ameixas e misturá-las ao suco de um limão. Tomar em jejum. (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.108).
Amora: Recomenda-se o Chá de folhas de amoreira-preta, preparado por infusão, ou seja, aquece-se a água, a assim que der sinal de fervura, desliga-se o fogo e acrescenta-se as folhas, naturais ou desidratadas, tampa-se, aguarda-se por 10-15 minutos.(BALBACH, BOARIM, 1993a, p.115)
Limão: Tomar água com limão, sem açúcar, várias vezes ao dia, inclusive de manhã, em jejum. 30 a 40 minutos antes da refeição. (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.247).
Maçã: Incluir esta fruta liberalmente à refeição. O ideal é fazer, no dia, uma refeição exclusiva deste fruto. Dê preferência a ‘maçã ácida’ (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.257).
Mamão: Com a devida orientação médica/nutricional, pode-se incluir o mamão na dieta (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.268).
Noz: O diabético pode incluir, sob supervisão profissional, nozes em sua alimentação, o que será inclusive vantajoso ao tratamento (BALBACH, BOARIM, 1993a, p.315)
Pêssego: Recomenda-se a inclusão do pêssego na dieta. As proporções devem ser calculadas por nutricionistas (BALBACH, BOARIM, 1993b, p.326)
No Livro As plantas Curam, de Alfons Balbach, 1995, pela Editora Vida Plena, de Itaquaquecetuba - SP (p.375), para o Tratamento de ‘‘Diabetes - Doença caracterizada por abundante excreção de urina que contém uma substância açucarada’’, recomenda-se a aplicação de: Agrião, incluí-lo em saladas cruas (p.91-94), Carqueja, chás (p.139-140), Cerefólio é um condimento também denominado como Cerofolho (p.149), Eucalípto, chá das folhas (p. 169), Quebra-pedra, chás (p.235), entre outros.
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993a
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993b
BALBACH, Alfons; As plantas curam. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1995
Comentarios