Saúde em Foco: Aspargo e suas utilidades medicinais
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 8 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2023
O Espargo (Asparagus officinalis, L.), também conhecido como Aspargo, é uma planta hortense. [...] A parte comestível dessa liliácea são os rebentos, chamados turiões que saem do rizomas (caule que cresce horizontalmente, dando origem a brotos).

"Quando cultivada em canteiros, torna-se carnuda, tenra, aromática e muito saborosa, ocupando o primeiro lugar entre as hortaliças mais apetitosas, que descansam nosso organismo dos efeitos dos alimentos pesados, tomados em excesso" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.317).
O espargo contem cerca de 93% de água, 3.30% de carboidratos, 1.80% de proteínas, 0.20% de lipídios e 1% de sais (Potássio, Fósforo, Silício, Cálcio, Sódio, e Magnésio), quanto as vitaminas encontradas neste vegetal destacam-se a Vitamina A (Retinol), B¹ (Tiamina) ,B² (Riboflavina),B³ (Niacina) e a Vitamina C (Ácido Ascórbico).
"Do espargo, só devemos comer os turiões, ou seja, os rebentos/brotos, quando são novos. Muito sensíveis e delicados, devem ser usado logo depois de colhidos. A melhor maneira de cozê-los é ao vapor (10 a 15 minutos). Assim ele conserva seu perfume, seu sabor e suas propriedades nutritivas " (BALBACH, BOARIM, 1993, p.322).
UTILIDADES MEDICINAIS

DECOCTO DO ESPARGO: Põe-se a ferver 1 litro de água com uns 100 gramas de turiões de aspargo. Deixa-se cozer até que a quantidade de 'chá' fique reduzido a 2/3 (dois terço). Tomam-se duas a três xícaras por dia, em jejum e antes das refeições.
Indicado ao tratamento de: Amenorreia, Cálculos renais (Pedras na Bexiga), Catarros Brônquicos, Depurativo do sangue, Palpitação e debilidade do coração, Diurese (Usar chá de espargo em mistura com raiz de salsa e cavalinha), Hidropisia, Icterícia, Infarto do Baço e do Fígado, Nefrolitíase, Gota, Tuberculose.

INCLUSÃO NA ALIMENTAÇÃO: A melhor maneira de cozê-los é ao vapor (10 a 15 minutos). Pode acompanhar pratos (arroz, feião, ovos, macarrão, entre outros ou servir de preparo à sopas e cremes).
Indicado ao tratamento de: Constipação intestinal, Hemorroidas, Evitar a raiva (no entanto, refrisamos, é essencial o acompanhamento de profissional da saúde), Tenesmo.
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.317-323) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As Hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993
Comments