Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
A Melancia, oriunda da Ásia e aclimatada no Brasil, é cultivável em todos os estados, devido as diversas qualidades deste fruto que sacia e 'mata a sede'. É diurética e refrescante.
"A melancia é uma fruta que dificilmente combina com outros alimentos sólidos ou líquidos. Devemos, pois, comê-la isoladamente, evitando misturas" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.289)
Este fruto deve ser consumido com cautela, em especial por crianças, tendo visto que o consumo exagerado do fruto pode ocasionar diarreia. Os diabéticos também devem buscar orientações quando ao consumo deste fruto.
UTILIDADES MEDICINAIS
Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios
CONSUMO DO FRUTO: In natura, ou suco do fruto (puro, sem adição de água e/ou açúcar). Segundo a medicina natural, deve-se fazer refeições só de melancia, esporadicamente e/ou Passar um ou dois dias por semana só com melancia, nos quais se deve manter repouso, sendo Indicado ao tratamento de: Acidose, Distúrbios no metabolismo do ácido úrico, Atrite, Ascite, Azia, Doenças da bexiga, Blenorragia, Chagas da boca, Cirrose hepática no caso de ascite, Constipação intestinal, Distúrbios da digestão, Emolientes para as vias urinárias, Eructações, Doenças do estômago, Flatulências, Doenças da garganta, Gases intestinais, Gota, Hipertenção arterial, Doenças do intestino, Obesidade, Prisão de ventre, Doenças dos rins, Reumatismo, Doenças das vias urinárias.
CONSUMO DO FRUTO: Comer esporadicamente melancia, substituindo uma refeição por esta fruta. Além do que foi listado anteriormente, o consumo da melancia, segundo descrição é Indicada ao tratamento de: Bronquite crônica, Catarros pulmonares, Doenças respiratórias.
Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.286-292) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.
BIBLIOGRAFIA:
BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993
Comments