Suzana Bêss Secretária de Educação pelo Município de Itanhangá apresenta importantes realizações
Algo que é frisado por todos os gestores: O desenvolvimento de cada localidade é fruto do engajamento e compromisso de todos os profissionais e cidadãos que residem e investem no município. E um dos setores de desenvolvimento social é o setor Educacional. E, no caso de Itanhangá, quem é responsável pela coordenação das ações na área de educação é Suzana Bêss, desde 2017.
Para informar a comunidade sobre as realizações e conquistas, do município, na área Educacional, a Professora e Secretária, Suzana Bêss procurou listar as atividades em dois setores: Administrativa e Pedagógica
Na área administrativa ressaltou a "Inauguração do Refeitório da Escola Paulo Freire, que era uma demanda antiga e foi concretizada este ano. O prédio da Secretaria de Educação será reformado, de acordo com o padrão que a Gestão do Prefeito Edu e do Vice, Emerson, possuem em relação aos espaços públicos.
Também fica registrado a ordem de serviço aprovada para Construção de nova escola de Educação infantil, de séries iniciais, no Bairro Cidade Alta.
O municipio também recebeu um veículo Strada, e também receberá veículo destinado a locomoção/ transporte dos membros integrantes de secretaria/assessoria/educadores, principalmente que se deslocam para participar de cursos de Capacitação/ Formação fora do município.
Há 03 veículos (ônibus) novos que serão entregues ao Município de Itanhangá, sendo um oriundo do PAR (do governo federal) e 02 do Governo Estadual. Todos os anos o município busca manter a frota de veículos de transporte escolar o mais adequado possível para atender as linhas de transporte dos estudantes que há no município.
De acordo com a secretária o municipio de Itanhangá, no momento possui 14 linhas de transporte, e 10 já contam com veículos novos para transporte dos estudantes no decorrer do ano. A intenção é que num prazo de 12 meses toda a frota de veículos escolares esteja renovada, adaptada, inclusive com veículos com ar condicionado.
Na parte pedagógica (sic), foi implantado o sistema Aprende Brasil, para toda a rede de ensino: desde a educação infantil até o ensino fundamental. Há também o programa união Faz a Vida que é um programa desenvolvido em parceria com a Cooperativa Sicredi. Há também a parceria junto ao Banco Central, com o Programa 'Aprende Valor' que é voltado à Educação Financeira das Crianças e também á projetos na área de incentivo ao empreendedorismo jovem.
Há também a capacitação periódica dos profissionais da área de educação para atender todas as demandas na área educacional do município.
Quanto ao rendimento de todas as atividades na área educacional, a secretária enfatiza que o município vem apresentando uma avaliação educacional positiva, o que confere destaque ao municipio, e, mesmo com a questão da pandemia, no anos 2021/2021, o município manteve (e até ampliou) os esforços para garantir que as crianças e jovens do municipio tivessem acesso aos materiais educacionais básicos ressaltando aqui que o ensino a distância, com apostilado foi uma das ações implementadas por quase todos os municípios brasileiros.
E destaca que "Temos uma equipe muito comprometida de profissionais de educação, professores, gestores e coordenadores". Estamos participando do programa alfabetiza MT, precisamos continuar a avançar, e o município tem condições de ir muito mais além com o engajamento e apoio das famílias, dos pais/mães nas escolas, e a perspectiva é que o município se desenvolva muito mais na área educacional.
Por: Elizangela Trindade | ADM | Direção do Jornal A Folha do Vale
Audio/ Entrevista: Maurílio Trindade Aun | 2022 03 08 13:45
Confira abaixo a entrevista base da realização da matéria acima:
*Nota: O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Kommentare