Tabela Periódica no Dia a Dia: Elemento Cobre
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 5 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

O cobre é um metal de transição maleável, dúctil e com resistência à corrosão, elemento de cor alaranjada, pode ser encontrado de forma nativa.
O cobre foi o primeiro metal que os seres humanos utilizaram para fazer ferramentas. Por volta de 6500 a.C., o ser humano aprendeu a moldar o cobre e, em aproximadamente 3500 a.C., aprendeu a derretê-lo e misturá-lo com estanho para produzir bronze. A descoberta acabou dando nome a um importante período, conhecido como Idade do Bronze.
O maior depósito conhecido de cobre está situado no Chile, na cordilheira dos Andes. Há grandes depósitos nos Estados Unidos, na Indonésia, no Peru, na Austrália e na Rússia. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.
O cobre é fácil de moldar. Pode ser transformado em folhas bem finas ou em fios muito longos e também finos. Ele não sofre a ação da atmosfera nem da água do mar. Isso quer dizer que não enferruja e não é corroído. No entanto, quando fica exposto ao ar por longos períodos, cria-se uma camada protetora de cor esverdeada sobre ele.
O cobre é um bom condutor de calor e eletricidade. Também se combina sem dificuldade com praticamente todos os metais. Da liga metálica com o zinco surge o latão. Do cobre com o estanho se obtém o bronze. Há também ligas de cobre e níquel e de cobre e alumínio.
Usos
Por ser bom condutor de eletricidade e calor, o cobre costuma ser usado em instalações elétricas, aparelhos elétricos e eletrônicos, radiadores de motores para veículos e aparelhos de ar-condicionado. Tubulações de água e outras partes do sistema hidráulico de uma casa também podem ser feitas de cobre, pois ele é bastante resistente.
Quais são as principais aplicações do elemento cobre?
– na fabricação de moedas e medalhas
– em fios para instalações elétricas e motores
– o sulfato de cobre é utilizado na agricultura para combater fungos e repor a carência em alguns tipos de solos
– na arquitetura para fabricação de telhados e detalhes
– em esculturas; sendo possível identificar a presença do elemento pela coloração esverdeada que aparece na estátua ao longo dos anos – devido aos processos de corrosão
– como um antimicrobiano; superfícies contendo cobre mostraram ser adequadas para locais nos quais se deseja esterilização – como em hospitais, por exemplo
Fontes:
Comments